quarta-feira, 8 de maio de 2013

A CAMPANHA DO ARGUS




O navio ARGUS é o mais conhecido navio da frota bacalhoeira portuguesa, a célebre "white fleet".
Ficou conhecido mundialmente pela relato de Alan Villiers publicado em 1951 com o título A CAMPANHA DO ARGUS. A. Villiers, repórter australiano da National Geographic, aventureiro e comandante de navios, foi convidado pelo governo português para fazer a reportagem de uma campanha de bacalhau nos bancos da Terra Nova. Embarcou no ARGUS e fez aquele que é hoje o mais completo testemunho da pesca baseada em navios veleiros e dóris - pequenas embarcações tripuladas por um só pescador. Villiers tirou inúmeras fotografias de grande qualidade, escreveu um livro e fez um filme documentário.

O ARGUS continuou a faina até aos anos 70 do séc. XX, altura em que foi vendido e transformado em navio de cruzeiros nas Caraíbas, com o nome POLYNÉSIA II. Em 2007, por problemas financeiros do proprietário, o navio é ancorado em ARUBA, próximo da costa venezuelana e entra em grande degradação. Os leilões de 2008 não têm sucesso.
Em 2009 a empresa Pascoal & Filhos adquire-o em leilão e trá-lo de reboque para Aveiro com a ideia de o recuperar. É isso que é explicado por Aníbal Paião, sócio da Pascoal e sobrinho de um dos últimos capitães do ARGUS, nesta reportagem:

http://www.publico.pt/multimedia/video/pode-um-navio-contar-a-historia-da-pesca-do-bacalhau-20121204-120237

Na próxima sessão de VIAGENS COM PALAVRAS, em 8 de Maio, falaremos na história do ARGUS e leremos passagens do livro de Alan Villiers, A CAMPANHA DO ARGUS.

Sem comentários:

Enviar um comentário